Ata da Reunião Ordinária de 0sete de Abril de 2016

Ata da Reunião Ordinária de 0sete de Abril de 2016

Aos sete dias do mês de Abril de dois mil e dezesseis, reuniram-se nas dependências da Regional Maracanã os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para deliberar a seguinte pauta:
1ª. Ata de reunião ocorrida do dia dezenove de Fevereiro;
2ª. Aprovação das ações discutidas em reunião da Comissão ocorrida no dia quatro de Março;
3ª. Informes.
O presidente inicia a reunião às nove horas e trinta e seis minutos, dando as boas vindas.
Solicita a leitura da ata, aprovado por unanimidade. Em seguida é lido o relatório realizado da Comissão. Sobre o Dia Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pré-agendado para dia vinte e dois (22) de Agosto, segunda-feira às treze horas e trinta minutos (13:30), tema a definir.
Algumas ações a serem realizadas burocraticamente como ofícios.
José Leite relembra do ofício da Secretaria de Ação Social para delegar uma pessoa para participar da Comissão Organizadora, também sugere um tema que fale de “Inclusão com respeito a todos (com condição)”.
Maria Milek endorsa o assunto, assim como todos.
Irene reforça a conversa lembrando dos casos de microcefalia que estão por vir.
Sobre o tema, fala que inclusão é um tema repetitivo, pois há inclusão, o local pode ter condições de acessibilidade, mas não há garantia desse direito.
Fala também das falhas pessoais.
José Leite comenta sobre isso, que há por exemplo, curso de libras gratuito para qualificação do funcionário.
Retornando ao tema, José Leite sugere acrescentar o termo “Garantia”.
Então sugere-se iniciar o tema com “Garantia”, ficando: “Garantia de Direitos à Inclusão das Pessoas com Deficiência em Igualdade de Condições com as demais Pessoas”.
José Leite comenta da divulgação do Dia Municipal do Conselho, das deficiências que Ângela está providenciando com alunos de Design.
Sugere também marcar uma reunião com a Comissão, ficando dia treze de Maio às nove horas (09:00) na Apdec.
Irene sugere confecção de camisetas para venda no dia.
Fica para a comissão discutir.
José Leite sugere confecção da multa social.
O colegiado aprova o tema e a multa.
Seguindo, sobre Atividades Paradesportivas, José Leite relata sobre os Ginásios com possibilidade de acessibilidade e atividades paradesportivas.
É relatado sobre ação de Fiscalização que aconteceria dia trinta e um (31) de Março, por imprevistos ficou adiado, a marcar conforme disponibilidade, até treze de Maio para discussão na reunião da Comissão.
Sobre as Palestras, fica-se de enviar ofício para Secretaria de Educação com indicação de nome para discussão no dia treze.
Será enviado ofício para as Secretarias de Educação e Obras para substituição de membros.
Passa-se aos Informes.
Carla lê ofício da APAE solicitando substituição da vaga de titular de Andreia Zandoná para Fabiana Lamour toma, bem como inversão suplências.
José Leite solicita registro de agradecimento à Karina, que está em outro departamento, que tanto dedicou-se a este Conselho.
Desejando-lhe muito sucesso na nova empreitada.
Será enviado ofício com agradecimentos.
Fala também que Maria Gabrieli enviou exemplares de cartilhas de LBI – Lei Brasileira de Inclusão, que foi distribuída entre os membros do Conselho.
E que Leandre Dal Ponte, deputada Federal, enviou exemplar de cartilha do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que ficará na Secretaria dos Conselhos.
Será enviado ofício à deputada solicitando mais exemplares (50) cinquenta unidades.
Sr. José Pereira visitou a Estrada da Ribeira com engenheiro do DNIT, Cláudio que verificou entulhos de construção, dificuldade dos passageiros embarcar nos ônibus, próximo a loja Linares.
Em tempo José Leite sugeriu envio de ofício para Secretaria de Obras, solicitando verificação do isolamento de lote devido a obra da unidade de saúde Jardim Cristina II.
Sem mais a discutir, encerou-se a reunião e após aprovada, assinam os conselheiros presentes.