Ata da Reunião ordinária de 04 de agosto de 2016

Ata da Reunião ordinária de 04 de agosto de 2016

Aos quatro dias do mês de agosto de dois mil e dezesseis, reuniram-se nas dependências da Regional Maracanã os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para deliberar a seguinte pauta:
1ª. Ata de reunião ordinária ocorrida do dia 06/06/16;
2ª. Organização do evento do dia 19/08/16
3ª. Informes.
O presidente inicia a reunião às nove horas e trinta e seis minutos, agradecendo a presença de todos, solicitando a leitura pauta e da ata, sendo realizada pela conselheira Carla Murakami, após apreciação estas foram aprovadas por unanimidade.
Em seguida o presidente fala do evento organizado para dia 19/08/16, e comemoração ao Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, pede a conselheira Ângela Caron que apresente a nova logo do Conselho, bem com, a leitura da programação do evento para apreciação e posterior deliberação do colegiado, sendo aprovado por todos.
Nesta reunião contamos com a presença dos representantes do cerimonial da Prefeitura de Colombo, senhores, Fábio Schueler e Robson Luiz os quais prestaram orientações referente a composição da mesa, som, convites entre outros ajustes para a realização do evento.
A conselheira Ângela, fala ainda, do Fórum para Gestores que acontecerá no mesmo dia da capacitação, no período da manhã às 08:30hs, no miniauditório, aguardam para o Fórum aproximadamente 30 pessoas.
Seguidamente o presidente informa do recebimento ofício circular nº.002/16 do COEDEPR, os quais solicitam informações sobre a demanda dos serviços de reabilitação da área visual na saúde em nosso município, está nesta reunião a coordenadora do CAEDAV senhora Ilma Maria Ebert, sendo convidada para expor as condições atuais do serviço e as necessidades atuais do atendimento, a qual relata que necessitam de óculos já que a maioria dos alunos são carentes, e como tem visão subnormal, a lente é muito atualmente os familiares não possui condições financeira para aquisição dos óculos, já o oclusor infantil e adulto usado no programa visual, indicado pelo oftalmologista, para fazer a reabilitação, os alunos não trazem, alegando que é caro para comprar, necessitam de bengalas, estas são usadas pelos alunos cegos, principalmente nas aulas de Orientação e Mobilidade, pois quando o aluno cego já estiver apto para locomover-se a bengala fica com ele.
Necessitam ainda, de psicóloga para atendimento principalmente aos adolescentes e adultos que ficaram cegos por doenças ou acidentes e para os alunos surdos aparelhos auditivos e fonoaudióloga no Centro de Atendimento.
e de preferência que a psicóloga saiba libras.
Após a apresentação das dificuldades CAEDAV, o presidente solicita a Secretaria-Executiva dos Conselhos o enviou das informações ao COEDEPR.
Não havendo mais considerações a serem feitas, o presidente do conselho encerra a reunião, eu Rosângela Luciano lavrei a presente ata, que após lida e aprovada será assinada por mim e demais conselheiros.