Ata da Reunião Extraordinária de 10 de novembro de 2017

Ata da Reunião Extraordinária de 10 de novembro de 2017

Aos dez dias do mês de novembro de dois mil e dezessete as quatorze horas, reuniram-se extraordinariamente nas dependências da Regional Maracanã os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para deliberar a seguinte pauta:

Organização do evento ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A presidente conselheira Carla Murakami Kuniyoshi, inicia a reunião agradecendo a presença de todos os conselheiros e convidados, fala sobre o ofício encaminhado para diretor da Secretaria Municipal de Esportes solicitando empréstimo do ginásio no bosque da uva para realização de atividades em comemoração ao evento supracitado.
Após intensa discussão o colegiado define o dia 01/12 no período da tarde para as atividades de vivencia, objetivando com a atividade sensibilizar e conscientizar a sociedade, além de integrar o poder público e privado sobre os direitos fundamentais das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzidas, também definem sua programação.
Relata a presidente que para este evento esperam contar com aproximadamente 100 participantes, estes manterão contato com o professor Vagner do Departamento do Esporte, verificando a possibilidade do auxílio deste com atividades esportivas.
O conselheiro Jose Aparecido Leite, fala a viabilidade do fornecimento de lanches no final do evento principalmente para as crianças da APAE que estarão presentes, a presidente relata que para seus alunos estará levando o lanche.
Seguidamente, o conselheiro Luís Vanderlei sugere um círculo de palestras na Câmara de Vereadores de Colombo em comemoração ao referenciado dia, ficando estabelecido o dia 05/12, mas para isto requerem da Secretaria Executiva dos Conselhos o encaminhamento de um oficio ao presidente da Câmara de Vereadores senhor Vagner Brandão, solicitando o uso do plenário para este dia das 13:30 as 15:30,bem como o espaço na tribuna livre a partir das 16:00h para a presidente do CMPcD, apresentar aos demais vereadores a importância do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Fala o conselheiro, que este encontro tem o objetivo de informar os vereadores assuntos relacionados a deficiência, seja ela, física, sensorial ou mental para refletimos os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida a todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.
Este ainda propõe, que solicitemos para o presidente da Câmara a doação de coffee break para 100 pessoas, para o intervalo entre as apresentações, tal como a utilização do sistema de som e vídeo do local para tais exposições.
Após a finalização do assunto em pauta, o conselheiro Luís Vanderlei fala da sua dúvida sobre a composição da mesa diretora do CMPcD, se houve a eleição para o secretario executivo, o qual não aconteceu, ficando definido as alterações do regimento interno e nomeação do secretário executivo para a primeira reunião em 2018.
Posteriormente, a presidente lê os ofícios das secretarias de educação e esportes diante do pedido deste colegiado sobre as ações detalhadas voltadas ás pessoas com deficiência do município buscando com este conhecimento futuramente elaborar o plano de ação deste colegiado para assim efetivamos as atividades prevista em regimento.
Antes de finalizar a reunião a presidente, fala sobre a falta de acessibilidade no CRAS do Maracanã, onde solicitam a entrega de oficio a Secretaria de Assistência Social pedindo as devidas providencias com o concerto do elevador ou outra alternativa que assegure a eliminação de todos os obstáculos e barreiras que impossibilite este acesso.
Não havendo mais considerações a serem feitas, a presidente do conselho Carla Murakami Kuniyoshi, encerra a reunião. Eu Rosângela Luciano lavrei a presente ata, que após lida e aprovada será assinada por mim e demais conselheiros.